Administração do Processo Produtivo
A Administração da Produção ou Administração de
operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo
desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo
Slack (1996) a produção é a função central das organizações já que é aquela que
vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão
de existir.
A função produção se preocupa principalmente com os
seguintes assuntos:
- Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo;
- Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços.
- Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos;
- Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta;
- Ergonomia;
- Estudo de tempos e movimentos;
- Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento;
- Planejamento e controle de projetos.
Dicas para ser diferente neste mundo competitivo
No mundo em que vivemos e com tudo o que temos visto e
ouvido, acredito que bastam as 5 dicas a seguir para que sejamos empresas e
pessoas “diferentes” e consigamos nos destacar:
1. Cumpra o que
prometer;
Se você prometeu alguma coisa, por mais simples que
seja, cumpra o prometido.
2. Não minta;
Pessoas que falam a verdade, não mentem, "são
muitos diferentes" da grande maioria que conhecemos.
3. Assuma seus erros;
Não coloque a culpa de seus erros em outras
pessoas. Assuma e você será muito “diferente” das muitas pessoas e empresas que
dão desculpas e não assumem;
4. Seja gentil, polido(a), educado(a);
Num mundo de pessoas “grossas” e mal
educadas, ser gentil é uma enorme diferença. Uns poucos “com licença”; “por
favor”; “obrigado” e “me desculpe” podem fazer uma enorme diferença;
5. Seja honesto(a);
Talvez esta seja a maior “diferença” num
mundo onde temos a impressão que a desonestidade é a regra e não a exceção.
Pense nisso.
Sucesso!
Competição no Mercado
Em um mercado
consumidor, várias empresas competem umas com as outras para a conquista da
preferência dos clientes demarcando seu espaço. Quanto maior a
competição, maior será a necessidade de oferecer mais, melhor e com preços
menores.
Essa competição
traz várias vantagens para economia e, consequentemente, para o consumidor. Mas tempos de
crise e busca de sustentabilidade, o mercado, quando pressionado, terá sempre
uma empresa que buscará se diferenciar, entregando mais por menos e buscando
ser mais sustentável, o que a tornará diferente dos demais concorrentes.
Se
obtiver sucesso, passa a ser seguida, reorientando todo o mercado para os novos
dogmas. Portanto a
competição entre as empresas é bem-vinda, necessária e saudável, pois torna os
produtos melhores e, em alguns segmentos, mais sustentáveis e ainda mais
baratos.
Links de Pesquisa
O mercado hoje esta avassalador...a competitividade entre industrial pode trazer beneficio ao consumidor que tera mais opção no mercado.
ResponderExcluirmas tudo tem sua consequencia !!!
como diz a "lee lacocca"
A competitividade de um país não começa nas indústrias ou nos laboratórios de engenharia. Ela começa na sala de aula.