quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Administração do Processo Produtivo

A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.


A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:

  • Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo;
  • Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços.
  • Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos;
  • Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta;
  • Ergonomia;
  • Estudo de tempos e movimentos;
  • Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento;
  • Planejamento e controle de projetos.

Dicas para ser diferente neste mundo competitivo

      No mundo em que vivemos e com tudo o que temos visto e ouvido, acredito que bastam as 5 dicas a seguir para que sejamos empresas e pessoas “diferentes” e consigamos nos destacar:


            1. Cumpra o que prometer;

              Se você prometeu alguma coisa, por mais simples que seja, cumpra o prometido.

            2. Não minta;

             Pessoas que falam a verdade, não mentem, "são muitos diferentes" da grande maioria                                          que conhecemos.

           3. Assuma seus erros;

             Não coloque a culpa de seus erros em outras pessoas. Assuma e você será muito “diferente” das muitas pessoas e empresas que dão desculpas e não assumem;

          4. Seja gentil, polido(a), educado(a);

           Num mundo de pessoas “grossas” e mal educadas, ser gentil é uma enorme diferença. Uns poucos “com licença”; “por favor”; “obrigado” e “me desculpe” podem fazer uma enorme diferença;

         5. Seja honesto(a);

       Talvez esta seja a maior “diferença” num mundo onde temos a impressão que a desonestidade é a regra e não a exceção.

           


                                                      Pense nisso. Sucesso!



Competição no Mercado

         Em um mercado consumidor, várias empresas competem umas com as outras para a conquista da preferência dos clientes demarcando seu espaço.  Quanto maior a competição, maior será a necessidade de oferecer mais, melhor e com preços menores.
       Essa competição traz várias vantagens para economia e, consequentemente, para o consumidor. Mas tempos de crise e busca de sustentabilidade, o mercado, quando pressionado, terá sempre uma empresa que buscará se diferenciar, entregando mais por menos e buscando ser mais sustentável, o que a tornará diferente dos demais concorrentes. 
       Se obtiver sucesso, passa a ser seguida, reorientando todo o mercado para os novos dogmas.    Portanto a competição entre as empresas é bem-vinda, necessária e saudável, pois torna os produtos melhores e, em alguns segmentos, mais sustentáveis e ainda mais baratos.
     
Links de Pesquisa




Um comentário:

  1. O mercado hoje esta avassalador...a competitividade entre industrial pode trazer beneficio ao consumidor que tera mais opção no mercado.
    mas tudo tem sua consequencia !!!
    como diz a "lee lacocca"
    A competitividade de um país não começa nas indústrias ou nos laboratórios de engenharia. Ela começa na sala de aula.

    ResponderExcluir