quinta-feira, 29 de novembro de 2012


 
Introdução de administração de matérias

A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estar contido na filosofia da empresa e em sua organização.

Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa e, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa.

Administrar materiais é fazer um exercício de provedor, analista, pesquisador e programador. É, acima de tudo, colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam.

Definições de administração de matérias

A administração de materiais visa abastecer, de modo contínuo, a empresa com material que seja necessário para as suas atividades. São 5 requisitos básicos para o abastecimento:

a) qualidade do material;

b) quantidade necessária;

c) prazo de entrega

d) preço;

e) condições de pagamento.

a) Qualidade do Material

O material deverá apresentar qualidade tal que possibilite sua aceitação dentro e fora da empresa (mercado).

b) Quantidade

Deverá ser estritamente suficiente para suprir as necessidades da produção e estoque, evitando a falta de material para o abastecimento geral da empresa bem como o excesso em estoque.

c) Prazo de Entrega

Deverá ser o menor possível, a fim de levar um melhor atendimento aos consumidores e evitar falta do material.

d) Menor Preço

O preço do produto deverá ser tal que possa situá-lo em posição de concorrência no mercado, proporcionando à empresa um lucro maior.

e) Condições de pagamento

Deverão ser as melhores possíveis para que a empresa tenha maior flexibilidade na transformação ou venda do produto.

Funções do Setor de Material

 
Quem trabalha no setor de material deve fazer a manutenção, o planejamento e o controle do estoque e do almoxarifado. O objetivo da manutenção é garantir o ritmo da produção e a continuidade do funcionamento da organização. O estoque gera riqueza, já que é composto pelas mercadorias que serão disponibilizadas para o consumidor.

Para conseguir equilibrar os interesses dos vários setores da empresa envolvidos com o estoque, o profissional dessa área deve levar em consideração os seguintes itens:

• O estoque é feito para ajudar a empresa a produzir, vender ou prestar serviços.

• Ele não tem uma valoração em si, desligada desses aspectos.

• Produtos e mercadorias não devem ficar estocados por períodos muito longos.

• Quanto maior for o estoque, maiores os custos para mantê-lo. Por outro lado, a falta de produtos em estoque pode prejudicar a atividade da empresa ou da organização.


Tarefas realizadas pelos setores de material
 

Quem lida com estoque e também com almoxarifado deve cumprir a seguintes rotinas.

. Um setor da empresa solicita mercadorias para serem revendida ou material de consumo interno. O profissional encarregado providencia a sua entrega.

. Caso não haja o que foi pedido, ele pede sua compra em quantidade até um pouco maior do que foi solicitada, para evitar, no futuro, que uma solicitação ou venda não seja efetuada por falta de material estocado.

.Ao receber qualquer material para ser estocado ou guardo no almoxarifado ele verifica a nota fiscal, examina as mercadorias para ver se estiver em perfeitas condições e dentro do prazo de validades. Se tudo estiver certo ele carimba a nota fiscal e encaminha o boleto bancário ao departamento financeiro, para o pagamento ser realizado.

. A cada vez que um material chega ele deve preencher uma ficha com as seguintes informações: tipo de material  ou mercadoria, data de recebimento, qual departamento da empresa solicitou esse material, quantas unidades entraram e  quantas saíram, quantas restaram no depósito depois de se atender ao pedido, em que prateleira, estante e corredor o material ficou armazenado, etc.

Os trabalhos poderão ser encontrados na integra nos sites:



SENAC. DN. Práticas administrativas em escritório/ Ateneia Feijó, Elias Fajardo, Claudio Ulysses Ferreira Coelho. 10. reimpr. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2012.152p. Inclui Bibliografia.

 

 

 

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