Conceito
de protocolo
Diariamente,
empresas e organizações recebem correspondências e documentos. Tudo isso deve
ser registrado, expedido para o setor ou o funcionário a que se destina e,
finalmente, arquivado.
O setor de protocolo registra todos os documentos que chegam e os distribui para os diferentes destinatários. Diante disto, na busca constante por qualidade total, cada vez mais as empresas sentem a necessidade de sua documentação organizada e preservada de forma que facilite a administração da mesma e seu sucesso.
O setor de protocolo registra todos os documentos que chegam e os distribui para os diferentes destinatários. Diante disto, na busca constante por qualidade total, cada vez mais as empresas sentem a necessidade de sua documentação organizada e preservada de forma que facilite a administração da mesma e seu sucesso.
O
objetivo geral é divulgar a importância deste setor para os demais setores e
departamentos, sejam elas grandes ou pequenas e atuantes em diversas áreas,
tomando como modelo a Administração do Protocolo do SEPLAG.
Os objetivos específicos foram assim definidos:
O tema torna-se de grande relevância, pois está intrinsecamente relacionado a segurança, guarda e disseminação da informação, além da gestão de documentos fatores importantes para Administração de uma empresa municipal.
Funções do Protocolo
Uma das funções dos protocolos
é pegar os dados que serão transmitidos pela rede, dividir em pequenos pedaços
chamados pacotes, na qual dentro de cada pacote há informações de endereçamento
que informam a origem e o destino do pacote. É através do protocolo que as
fases de estabelecimento, controle, tráfego e encerramento, componentes da
troca de informações são sistematizadas. O protocolo desempenha as seguintes
funções:
- Endereçamento: especificação clara do ponto de destino da mensagem;
- Numeração e sequencia: individualização de cada mensagem, através de número sequencial;
- Estabelecimento da conexão: estabelecimento de um canal lógico fechado entre fonte e destino;
- Confirmação de recepção: confirmação do destinatário, com ou sem erro, após cada segmento de mensagem;
- Controle de erro: detecção e correção de erros;
- Retransmissão: repetição da mensagem a cada recepção de mensagem;
- Conversão de código: adequação do código às características do destinatário;
- Controle de fluxo:
manutenção de fluxos compatíveis com os recursos disponíveis.
Exatamente o que eu procurava sobre auxiliar administrativo BH. Muito obrigada!
ResponderExcluirO que o assistente adiministrativo faz no setor de protocolo e arquivos
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