sexta-feira, 30 de novembro de 2012



Conceito de protocolo

Diariamente, empresas e organizações recebem correspondências e documentos. Tudo isso deve ser registrado, expedido para o setor ou o funcionário a que se destina e, finalmente, arquivado.
O setor de protocolo registra todos os documentos que chegam e os distribui para os diferentes destinatários. Diante disto, na busca constante por qualidade total, cada vez mais as empresas sentem a necessidade de sua documentação organizada e preservada de forma que facilite a administração da mesma e seu sucesso.
O objetivo geral é divulgar a importância deste setor para os demais setores e departamentos, sejam elas grandes ou pequenas e atuantes em diversas áreas, tomando como modelo a Administração do Protocolo do SEPLAG.

Os objetivos específicos foram assim definidos:

O tema torna-se de grande relevância, pois está intrinsecamente relacionado a segurança, guarda e disseminação da informação, além da gestão de documentos fatores importantes para Administração de uma empresa municipal.





Funções do Protocolo

Uma das funções dos protocolos é pegar os dados que serão transmitidos pela rede, dividir em pequenos pedaços chamados pacotes, na qual dentro de cada pacote há informações de endereçamento que informam a origem e o destino do pacote. É através do protocolo que as fases de estabelecimento, controle, tráfego e encerramento, componentes da troca de informações são sistematizadas. O protocolo desempenha as seguintes funções:

  • Endereçamento: especificação clara do ponto de destino da mensagem;
  • Numeração e sequencia: individualização de cada mensagem, através de número sequencial;
  • Estabelecimento da conexão: estabelecimento de um canal lógico fechado entre fonte e destino;
  • Confirmação de recepção: confirmação do destinatário, com ou sem erro, após cada segmento de mensagem;
  • Controle de erro: detecção e correção de erros;
  • Retransmissão: repetição da mensagem a cada recepção de mensagem;
  • Conversão de código: adequação do código às características do destinatário;
  • Controle de fluxo: manutenção de fluxos compatíveis com os recursos disponíveis.



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