sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Por que é importante ser organizado?
Utiliza-se da organização é mais que uma necessidade, é uma exigência mínima de mercado para que você seja considerando como membro de fato de uma equipe.
A organização demonstra que você se preocupa com tudo em que está envolvido e principalmente, se preocupa com os outros, pois quem dela se utiliza:
- sempre está seguro de que as informações, pelas quais é responsável, estão disponíveis a qualquer tempo;
- cumpre suas tarefas e sabe onde está;
- comanda os próprios movimentos sabendo muito bem da onde veio e para onde vai, e por fim,
- tem consciência da importância daquilo que está fazendo e o impacto que tem sobre as atividades dos outros.
Um passo importante na direção do efetivo posicionamento profissional é se organizar, porque define como você entende a palavra comprometimento.
Quando a pessoa se organiza ou busca se organizar deixa claro para os outros que trabalha para o time e que não apenas está comprometida consigo mesma, e ainda expõe que pensa nos impactos que causa sobre as atividades dos outros.
Quem não entende isso e não se preocupa em se organizar, naturalmente acaba por ser excluído da equipe ou direcionado à execução de tarefas extremamente simples e operacionais, ou seja, de fácil substituição.
Você tem o direito de ser seu próprio centro, mas não o dos outros.
Organize-se para buscar o que você quer e conquiste o respeito e o apoio dos outros por isso.

Procrastinação
Procrastinação é “o diferimento ou adiamento de uma ação”. É fazer depois o que pode, e possivelmente deve ser feito agora. Todos nós somos culpados, em maior ou menor grau – jogue a primeira pedra quem nunca deixou o que estava fazendo por cinco minutinhos para ver aquele vídeo bacana que o colega mandou, ou para ler o link que alguém twittou, ou levantou para tomar um cafezinho porque viu que um determinado colega com quem tinha um assunto atrasado estava no café também…
O problema aqui é evidente: quando a procrastinação se torna muito frequente, ficamos com a sensação de não ter tempo para nada, quando na verdade até fizemos bastante coisa – mas nada daquilo que tínhamos planejado.

Assumir muitos compromissos
Aprenda a dizer não. A maneira mais fácil e garantida de não conseguir fazer tudo o que se tem para fazer é assumir coisas demais para fazer. Fácil não?

Preocupar-se demais com seus e-mails
Muita gente tem o costume de deixar o e-mail ditar a sua vida. Você checa seus e-mails a cada cinco minutos? Lembre que e-mail não é uma forma de comunicação síncrona. Você não precisa ler todo e-mail que cai na sua caixa de entrada imediatamente. Estabeleça horários ou intervalos para ler e-mails.

Não planejar seu dia
As melhores técnicas para gestão de tempo (pelo menos as minhas favoritas Descrição: :)) incluem um momento para que você planeje as ações do seu dia. Em outro artigo, já recomendei a usuários da Pomodoro Technique que reservem o primeiro Pomodoro do dia para um planejamento diário – recomendação, aliás, que não é minha, e sim do próprio autor da técnica Francesco Cirilo. Com um planejamento eficaz, você começa o dia tendo uma meta, mesmo que ao longo do dia você tenha que alterá-la. Isso o ajuda a focar naquilo que é mais importante naquele momento, em curto prazo.

Não estabelecer metas
De maneira análoga ao item anterior, é fundamental para tomarmos decisões de curto prazo que tenhamos metas de médio em longo prazo. Assim, quando na correria do dia você precisa decidir entre o item A ou B, você será capaz de julgar qual dos dois contribui mais para suas metas de médio e longo prazo. O que trouxer maiores ganhos em um prazo maior ganha mais prioridade no seu dia.
É importante estabelecer o seu próprio método de administração do tempo, um que leve em consideração as particularidades da sua rotina. Um método confiável e “azeitado”, aliado a ferramentas que o ajudem a enxergar e organizar suas pendências ajuda muito a executar mais com menos stress e ansiedade. E procure não esquecer essas pequenas dicas ao longo dos seus dias…
DICAS PARA ADMINISTRAR MELHOR O SEU TEMPO

Administrar o tempo e uma das ferramentas mais poderosas para se aumentara produtividade na vida pessoal e na vida profissional. Coisas urgentes e importantes se confundem e as horas do seu dia não são suficientes. Mas se você não consegue aumentar o numero de horas no dia, que tal melhorar a maneira como utiliza ele?
Confira as dicas:
·         Cuide da sua saúde. Sem ela, você não tem tempo para mais nada.
·         Planeje as tarefas do seu dia logo no início dele ou na noite anterior. Leve, no máximo, 15 minutos nessa tarefa.
·         Planeje sua rotina de acordo com seu ritmo biológico. Algumas tarefas você só vai conseguir cumprir em determinado horário do dia.
  • Avalie o tempo que você gasta para desenvolver cada tarefa rotineira. Isso servirá para o desempenho de tarefas futuras.
  • Avalie os riscos, ou seja, prepare-se para os imprevistos.
  • Tenha horários livres para imprevistos.
  • Em reuniões, conheça o assunto antes de seu início e esforce-se junto com todos para que o cronograma seja cumprido.
  • Reuniões devem durar, no máximo, 1 hora.
  • Reuniões com setores específicos da empresa é melhor do que com todos juntos.
  • Estabeleça horários para ler seus e-mails. Aprenda a usar a tecnologia a seu favor para organizar sua caixa de mensagens.
  • Ao escrever um e-mail seja o mais direto possível. O campo assunto já deve dar uma ideia do que se refere à mensagem.
  • Aproveite o trânsito (se você não estiver dirigindo) para ler alguma coisa, ou ler os seus e-mails e atualizar suas redes sociais.
  • Aprenda a dizer não.
  • Quando tiver que se concentrar, desligue-se de todas as redes sociais.
  • Separe um tempo para sua atualização profissional.
  • Não se distraia com ligações, se não puder atendê-las envie uma mensagem. Na maioria dos telefones você já consegue programar recados para chamadas que não podem ser atendidas.
  • Distribua seu tempo mais ou menos assim durante o dia: tarefas importantes (70%), tarefas urgentes (25%), tarefas sem importância (5%).



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