quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Ética Profissional é compromisso social





Rosana Soibelmann Glock
José Roberto Goldim





 

Ética Profissional e relações sociais:

O varredor de rua que se preocupa em limpar o canal de escoamento de água da chuva, o auxiliar de almoxarifado que verifica se não há umidade no local destinado para colocar caixas de alimentos, o médico cirurgião que confere as suturas nos tecidos internos antes de completar a cirurgia, a atendente do asilo que se preocupa com a limpeza de uma senhora idosa após ir ao banheiro, o contador que impede uma fraude ou desfalque, ou que não maquia o balanço de uma empresa, o engenheiro que utiliza o material mais indicado para a construção de uma ponte, todos estão agindo de forma eticamente correta em suas profissões, ao fazerem o que não é visto, ao fazerem aquilo que, alguém descobrindo, não saberá quem fez, mas que estão preocupados, mais do que com os deveres profissionais, com as PESSOAS.
As leis de cada profissão são elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria como um todo e as pessoas que dependem daquele profissional, mas há muitos aspectos não previstos especificamente e que fazem parte do comprometimento do profissional em ser eticamente correto, aquele que, independente de receber elogios, faz A COISA CERTA.


Ética Profissional: Pontos para sua reflexão:

É imprescindível estar sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos. Vá e busque o conhecimento. Muitos processos ético-disciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento, negligência.

Competência técnica, aprimoramento constante, respeito às pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas, responsabilidade, corresponder à confiança que é depositada em você...

Comportamento eticamente adequado e sucesso continuado são indissociáveis!

 

2 comentários:

  1. ja dizia Aristóteles !!!
    O valor fundamental da vida depende da percepção e do poder de contemplação ao invés da mera sobrevivência.
    O ignorante afirma, o sabio duvida, o sensato reflete.
    Nos somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelencia,então,não é um modo de agir,mas um habito.

    ResponderExcluir
  2. PERGUNTA 1
    Leia o excerto a seguir:

    “É imprescindível estar sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos de determinada área profissional, mas também, nos aspectos legais e normativos. Muitos processos administrativos e jurídicos no âmbito da quebra da disciplina ética profissional nos conselhos profissionais, acontecem por desconhecimento da própria ética profissional e negligência com os valores éticos e morais”.

    OLIVEIRA, A. R. Ética profissional. Belém: IFPA. Santa Maria: UFSM, 2012, pp. 53-54.

    Assinale a alternativa correta sobre a ética profissional.
    O processo de produção de um Código de Ética deve estar desvinculado de qualquer princípio.
    A principal função de um Código de Ética é definir os princípios que o fundamenta e se viabiliza em torno de um único eixo de norma: os direitos.
    Um Código de Ética pode prever sanções para os descumprimentos de seus dispositivos, independente da existência de uma legislação juridicamente superior.
    A elaboração de um Código de Ética faz-se como um processo educativo no próprio grupo a que ele abrange. Corolário em um produto que cumpra uma função educativa e de cidadania diante dos demais membros da sociedade e de outros grupos sociais.
    A formulação de um Código de Ética dispensa o envolvimento intencionalmente de todos os membros do grupo social que ele abrangerá ou representará, ficando adstrito apenas àqueles que queiram aderir ao código.

    ResponderExcluir