sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Conceito do Arquivo

 O arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas atividades. Os documentos preservados pelo arquivo podem ser de vários tipos e em vários suportes. As entidades mantenedoras de arquivos podem ser públicas (Federal, Estadual Distrital, Municipal), institucionais, comerciais e pessoais.
No Brasil, a política de arquivos públicos e privados é gerenciada pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão ligado ao Arquivo Nacional.




Funções do Arquivo
  • Recolher e ordenar todos os documentos que circulam na empresa;
  • Avaliar e selecionar os documentos, tendo em vista sua preservação ou eliminação;
  • Garantir o fluxo dos pedidos de documentos provenientes dos diversos órgãos da empresa;
  • Arquivar os documentos, visando a recuperação da informação;
  • Conservar e assegurar a integridade dos documentos, evitando danos que possam ocasionar a sua perda;
  • Executar as funções específicas conforme a organização e administração da instituição.

Tipos de Arquivos

Alguns são dedicados a pessoas, outros a instituições, empresas, cidades ou mesmo países. Assim, são muito amplas e variadas as maneiras de classificar os tipos de arquivos. Aqui relacionamos algumas delas. Levando em conta quem os criou, os arquivos podem ser:

  • Públicos: Formado em instituições do governo federal, estadual, ou municipal;
  • Institucionais: Pertencem as escolas, igrejas, associações, clubes, organizações não governamentais (ONGS) e organizações sem fins lucrativos;
  • Empresariais: Arquivos de firmas, corporações e companhias;
  • Familiares ou pessoais: Preservam correspondência, fotos, cartas, certidões de nascimento, diários, livros e muitos outros documentos afins.


De acordo com a sua evolução ou com o seu tempo de vida, eles costumam receber a seguinte classificação:

  •  Arquivo corrente: Guarda a documentação mais atual, consultada com mais frequência;
  • Arquivo intermediário: Preserva os documentos que vieram do arquivo corrente e, com o tempo, foram deixados de ser usados com frequência;
  • Arquivo morto: Abriga documentos que perderam o valor administrativo e o seu uso passou a ser apenas esporádico;
  • Especiais: Além de documentos de papel, guardam também fitas, discos, disquetes, fotografias e etc...
  • Especializados: Preservam documentos e também objetos referentes a um assunto específico, como medicina, botânica, engenharia, saúde, etc...
Importância dos Arquivos para as Empresas

      Hoje em dia as empresas costumam armazenar seus arquivos em seus almoxarifados, onde o mau armazenamento pode ocorrer problemas serio com a documentação. Locais com umidade e sem ventilação fazem com que o papel passe por processos de desintegração e ficam mais vulneráveis a fungos e a bactérias que são chamados de “Mofo”.

   Por isso é muito importante que as empresas tomem bastantes cuidados com seus documentos, pois ele serve de dados para vida inteira, arquivos admissionais, FGTS e folhas de pagamentos de anos anteriores são os que mais interessa guardá-los, pois a fiscalização pode aplicar multas altíssimas a empresa fazendo que gere um certo prejuízo não necessário a corporação.

     Já aquelas que não têm paciência para cuidar de seus documentos antigos tem a media de eliminação de 35 anos posteriores a data de criação quando se trata de arquivos de extrema importância, o certo seria a empresa selecionar uma sala com ambiente arejado e ótimas condições para que arquive os papeis com muito cuidado sem tirar a ordem para que não venha ocorrer um desordenamento de pasta que do mesmo causará problemas posteriores.

        Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquivo

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