sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Conceito de Estoque


Conceito de estoque e sua finalidade
Ao analisarmos o processo de funcionamento de uma empresa, um dos princípios básicos e fundamentais é o estoque.
Come em toda definição conceitual temos que, estoque designa o conjunto dos itens materiais de propriedade da empresa, ainda segundo SLACK (1997) pg. 142, estoque deve ser definido:
‘’ como sendo acumulação armazenada de recursos materiais inseridos em um sistema de transformação. ’’
O autor afirma ainda que, o estoque existe devido à diferença de ritmo ou de taxa entre fornecimento e demanda.
O mesmo autor, sendo um dos principais percussores da definição do termo, o dividiu em vários tipos, assim sendo:
‘’- Estoque Isolador (ou de segurança)- cujo objetivo é compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda;
  • Estoque de Ciclo- que ocorre sempre que um ou mais estágios da operação não fornecem todos os itens que produzem simultaneamente;
  • Estoque no Canal (de distribuição)- que ocorre porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e de demanda.
‘’ Estoque de antecipação- que ocorre sempre que se deseja ter o produto mediante flutuações na demanda (sazonalidade)’’.
Desta forma é observado que estoque não é uma palavra sem as devidas divisões, ou seja, existem vários tipos de estoque. Assim sendo a capacidade de uma empresa e sua produção também pode ser medida com a capacidade de estoque, é através da analise do estoque, que também podemos descobrir se a empresa esta com lucro ou prejuízo.
Também é de estrema importância a classificação de estoque para que seja realizar uma gerencia plena, ou seja, sem defeitos.
Outra classificação encontrada para estoque leva em consideração o tipo de produto e a finalidade do produto contido no estoque, assim sendo:
‘’ Matéria – Prima, produto em processo (em elaboração/ produção ), produto acabado, materiais e embalagens e produtos necessários para manutenção, reparo e suprimento de operações, não necessariamente utilizados no processo de fabricação’’.
Finalidade do estoque
Alem das já elencadas acima, quanto a finalidade do estoque podemos destacar sua finalidade na cadeia de abastecimento, qual seja:
‘’Pulmão: como regulador do fluxo logístico, o estoque tem a função de amortecer(‘’BUFFER’’) as influencias da oferta na demanda e vice  versa, dessincronizando as velocidades de entrada e saída de materiais’’.
‘’Estratégico: quando existe algum risco de caráter extraordinário, o estoque pode assumir a função de uma resposta contingencial, reduzindo o impacto da falta de oferta’’.
‘’Especulativo: existem ocasiões onde empresas operam como agentes financeiros,deliberadamente adquirindo produtos quando os preços estão em baixa e vendendo-os quando estiverem em alta.
Sendo assim a principal finalidade do estoque é atenuar e amortecer as conseqüências das incertezas do mercado.
Conclui-se desta maneira como antes afirmado no inicio desse trabalho que o estoque, pode ser considerado dos processamentos gerenciais o que motivara e impulsionara o exercício da atividade empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário